terça-feira, 16 de dezembro de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO

Dia 11 de dezembro, na EE Capitão José Pinheiro de Lacerda foi realizado o Lançamento do livro "Abstração" que reúne poesias dos alunos do ensino médio.
O evento contou com a presença das PCNPs, Pais, Alunos e Professores.
Foram declamadas poesias dos alunos pelas Prof. Eneida, Ellen, Fernanda e Leila, além da autora do prefácio Cirlene de Pádua (professora e membro da Academia Francana de Letras) que declamou poemas de Cora Coralina entre outros.
Confira as fotos do evento.



 Lembranças carinhosas para os alunos.
 Lembranças carinhosas para os alunos.
 Gulodices preparadas pela Professora Eneida.
  Gulodices preparadas pela Professora Eneida.
 Gulodices preparadas pela Professora Eneida. 
 Parabéns professoras pela organização e dedicação.
 Professoras Aparecida Helena, Eneida, Luciene, Maria Aparecida, Maria Regina, Thais, Irene e Cirlene.
 Pais e Alunos.

 Professora Cirlene de Pádua (autora do prefácio).
 PCNPs Joice, Michele e Simone.
 Declamação de poesias pela Professora Cirlene.
  Declamação de poesias pelaProfessora Fernanda.
  Declamação de poesias pela Professora Leila.
  Declamação de poesias pela Professora Ellen.
  Declamação da poesia da aluna Fernanda Borges pela sua mãe Márcia.
  Declamação de poesias pela Professora Eneida.
 Entrega do livro.
  Entrega do livro.
  Entrega do livro.

 Entrega do livro.

Nossos poetas.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Publicação de livro de poesias

E a história continua...

Três anos, 2012,2013 e 2014, de sonhos realizados: a publicação de um livro de poesias produzidas por nossos alunos.
O projeto foi idealizado por um longo período com o objetivo de desenvolver a competência leitora e escritora nos alunos do ensino médio. Ter uma obra concreta, palpável que possibilite a apreciação da
expressão poética, é para nós um bem precioso.
Nossos autores trazem histórias pessoais, coletivas, memórias literárias construídas ao longo de suas histórias de vida.I m p u l s i v o s , e g o c ê n t r i c o s , c r i a n ç a s , adolescentes, adultos. Às vezes inocentes, outras; sedutores.
Todos nos tocam com suas palavras, pois somos afetados pelo ato da leitura, pela vivacidade e transparência das emoções. As construções, muitas vezes, não são formais, mas intuitivas, atravessam vários contextos e é nesse momento que somos convidados a nos agregarmos nessa intensa aventura.
Textos simples, mas de grande impacto, meninos (as) que procuram expressar o que sentem, pensam e vivem. Suas alegrias, tristezas e anseios.
O que nossos alunos nos deixam é um retrato desse jovem, tão difícil de encontrar. Às vezes escondido em casulo; outras, torna-se uma ilha. Essa obra nos mostra que é possível sim nos aproximarmos do universo deles. Para isso, basta incentivá-los e envolvê-los em ações instigantes que os tirem do comodismo ou da apatia, uma vez que os vínculos são constituídos....

“Me provoque.
Me desafie.
Me tire do sério.
Me tire do tédio.
Vire meu mundo do avesso!”
Clarice Lispector.
Aparecida Helena Costa de Oliveira.

As professoras Eneida, Ellen e Fernanda responsáveis pelo desenvolvimento do projeto na escola foram com os alunos que tiveram suas poesias selecionadas ao Shopping de Franca para sessão de cinema.

3ª EDIÇÃO DO PROJETO IMAGEM E ARTE

Como Falar de Coisas que Não Existem

A 31ª Bienal de São Paulo abriu dia 6 de setembro 2014 e fala de coisas que não existem. Tem cerca de 250 trabalhos, frutos de 81 projetos autorais ou coletivos, envolvendo mais de cem artistas. A exposição busca comunicar “coisas” como viver ou aprender e ainda trabalhar palavras-chaves como conflito, imaginação, coletividade e transformação.
Polêmica e transgressora a Bienal tem obras que tocam em assuntos como o templo de Salomão em São Paulo, aborto, violência policial, a sexualidade de deus, Israel…
O espaço foi visitado pelos alunos dos terceiros anos do ensino médio no dia 17 de novembro, etapa do projeto desenvolvido durante o ano letivo com o professor de Arte em sala de aula. Os recursos financeiros são do ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador). 
Veja as fotos e confira.